Minha lista de blogs

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Quem sou eu como professor e aprendiz

Quem sou eu como professor?Como diz Carlota Boto “Em vida de professores há uma séries de textos sobre a história do ofício e muitos questionamentos sobre o desenvolvimento da carreira”.Esse é um grande desafio do professor diante das tecnologias,considerar a construção dos textos que fazem parte de sua história,valorizar a linguagem,os recursos que subsidiaram e que hoje se fazem presentes na continuação dessa caminhada .
Estamos em um patamar tecnológico que fascina porque as informações são acessíveis,há atualização constante e ajuda muito na integração com universos de saberes diferentes.
Aprender para o professor nesse ambiente tecnológico significa muito visto que vivemos em uma sociedade cuja imagem tem um elo forte aos olhos das pessoas,principalmente aos olhos dos educando.Nesse sentido, quanto mais o educador interage com a internet por exemplo,mais se torna autônomo na eficácia do uso da tecnologias,o que pode vir garantir ,que as sereias do ensino eletrônico possam um dia saírem das caixinhas com segurança.tornar-se capaz de utilizar sua experiência de vida e conhecimentos já adquiridos na atribuição de novos significados.
É preciso exercitar um novo jeito de caminhar para compreender e atender adequadamente os discentes dessa realidade moderna, alunos que traz consigo uma bagagem de informação que é adquirida não somente na escola com o professor através de procedimentos metodológicos,mas também com uso da televisão,da internet e que precisam serem transformadas em conhecimento.
É nesse cenário que estamos,no processo de aceitação,de que não da mais pra ficar só na teorização,é preciso saber se estamos aprendendo,se estamos de fato fazendo parte desse processo de ensino e aprendizagem dos alunos.E mais importante, primar pela busca da competência,não se limitar somente as habilidades que devemos adquirir para manusear máquinas, os ambientes estão aí para serem explorados e que permite ao professor uma dinâmica de trabalho flexível
O professor está sempre em busca da própria identidade para isso a realidade exige um novo perfil de educador que familiarize com as tecnologias de maneira dinâmica e que permita que os alunos não seja apenas reprodutores de idéias prontas,mas que comece a interagir e construir suas próprias atividades,enfim, inaugurar os mundos de aprendizagens e fazer a transposição didática junto ao alunado, que vai ser mais significativo para os alunos.
Ser professor aprendiz não é tarefa fácil, fazer formação continuada com uso das tecnologias,saber administrar o tempo para estudar mais e utilizar considerada moderna.E nessa trajetória de ser professor antenado e ao mesmo tempo, ser professor aprendiz, viabilizar transposição didática junto ao alunado com vistas no processo de ensino e aprendizagem.

Um comentário:

  1. Muito pertinente suas colocações, precisamos estar antenados, hoje as mudanças acontecem em questão de segundos,se nãoficarmos atentos corremos o risco de ficar a margem de muitas coisas... e olha que mesmo antenados ficamos a margem, pensa quem não está.

    ResponderExcluir